HISTÓRICO

O planeta que vivemos é constituído de ¾ de sua superfície coberta por água, grande parte dela na forma líquida como rios, mares, lagos e açudes. A água é essencial para a sobrevivência na terra, com ela matamos a sede, regamos as plantas, tomamos banho, lavamos a louça e roupa, cozinhamos, usamos como transporte e fornecimento de energia.

Toda a água do planeta passa pelo ciclo hidrológico, onde a água da superfície é evaporada e se transforma em nuvem, para assim se precipitarem como chuva. A chuva promove uma ação de lavagem do ar e trás consigo impurezas tais como microrganismos, fungos, bactérias.

CONSUMO DA ÁGUA

Para o consumo da água se tornar possível para o homem é preciso que a água se encontre dentro de alguns padrões de qualidade de acordo com os Padrões de Potabilidade do Ministério da Saúde.

A água que chega a nossa casa, escritório, fazenda, indústria, farmácia, consultório, entre outros deve ser incolor (não conter cor), inodoro (não conter cheiro) e insípido (não conter gosto).

O maior risco que a água pode oferecer à saúde é ser poluída por excrementos, existem várias maneiras de contaminação, mas hoje o mais comum está relacionado com a contaminação por infiltrações da estrutura, má vedação e tubulações antigas.

A qualidade é facilmente detectada por analises de laboratório através de suas características físicas, físico-químicas, químicas, bacteriológicas e biológicas.

TRATAMENTO DE ÁGUA

Antes de utilizarmos a água devemos verificar se a mesma encontra-se dentro dos padrões higiênico-sanitários para o uso. Devemos lembrar que para cada uso que a água for destinada existe um padrão a ser seguido.

A água deve ser analisada e diagnosticada a cada seis meses ou mais de acordo com a necessidade. Caso a água esteja contaminada ou após seis meses da última lavagem, o reservatório deve ser lavado e higienizado.

Esse tratamento de lavagem e higienização é feita pela equipe da Q-Limpo Saúde Ambiental, de maneira segura para o meio ambiente, para a empresa e para o cliente.

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA

PREVENÇÃO

Todos os reservatórios devem ser lavados e higienizados a cada seis meses, por empresas credenciadas e certificadas pelos órgãos fiscalizadores.